terça-feira, 5 de abril de 2011

10 Princípios da Economia

Esquematizei os princípios tendo por base tanto a aula do professor Rossal, quanto o texto disponível no GUTI.

PRINCÍPIOS ECONÔMICOS DE TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS (4)

1) As Pessoas Enfrentam "trade offs"
- Quando optam por algo e abrem mão de outra coisa; escolhas
- Trade off clássico: armas e manteiga >> Quanto mais se gasta com armamento e segurança nacional, menos se investe em bens de consumo para se elevar o padrão de vida interno.
- Trade off conhecido: eficiência e equidade >> A eficiência se refere a obter o máximo que a sociedade pode de seus recursos escassos, e equidade significa igualdade de distribuição dos benefícios conseguidos com eficiência. Quando o gov. cobra mais dos ricos por impostos de renda e repassa essa verba aos mais pobres acaba desvalorizando o trabalho árduo. Então, quando o governo tenta manter a equidade acaba diminuindo a eficiência, pois, sem estímulo para trabalhar o bolo econômico se reduz.

2) O custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para obtê-la
- Como as pessoas enfrentam "trade offs", a tomada de decisões exige comparar os custos e os benefícios das várias alternativas oferecidas pelo mercado.
- O custo de oportunidade de um ítem é aquilo de que se abre mão para conseguí-lo.Por exemplo, se eu tenho um aniversário de um amigo e um churrasco que queira ir marcados para o mesmo horário em uma mesma data, o custo de ir a qualquer um deles será muito maior para mim do que para outro convidado que não tenha de abrir mão de um compromisso terceiro.

3) Pessoas racionais pensam na margem- Margem pressupõe a existência de extremos; mudanças marginais são ajustes feitos a essas extremidades.
- As oportunidades de escolha não são absolutas e a economia é dinâmica, e, não, estática.
- Na maioria dos casos, as pessoas tomam decisões melhores quando pensam na margem. Elas acabam avaliando os benefícios e os custos marginais. Se aqueles ultrapassarem estes, então, a decisão deve ser tomada.

4) As pessoas reagem a incentivos
- Os formuladores de políticas públicas nunca poderão esquecer-se dos estímulos, uma vez que muitas das ações governamentais alteram o custo-benefício de algo e, por isso, o comportamento das pessoas.
- Ao analisarmos qualquer política pública precisamos considerar, não apenas seus efeitos diretos, mas também os indiretos que operam por meio de incentivos. Se uma política muda os incentivos, muda, também, o comportamento das pessoas.
- Incentivos: sanções, descontos, promoções, abatimento no imposto de renda (caso das doações), redução do preço na compra de grandes quantidades de um mesmo artigo, moda (cultura pop), propaganda...

PRINCÍPIOS ECONÔMICOS DE COMO AS PESSOAS INTERAGEM (3)

5) O comércio pode ser bom para todos
- O comércio permite que as pessoas se especializem na atividade em que melhor atuam.
- Ao comerciar, as pessoas comprar uma maior variedade de bens e serviçoes a um custo menor.
- Apenas de forma excepcional alguém poderá produzir tudo de que precisa sozinho.O ser humana é um ser gregário, social, e, por isso, colabora entre sí.
- As famílias são as unidades primeiras de produção e consumo.
- Princípio da divisão social do trabalho: cada grupo tende a especificar e hierarquizar as funções de seus componentes.
- A especificação gera excessos que é o material de comércio que garante menor custo.

6) Os mercados são, geralmente, uma boa maneira de organizar a atividade econômica- Na troca é necessária a reciprocidade de demandas.
- Numa economia de mercado, as decisões do planejador central são substituídas por milhões de empresas e famílias. Aquelas decidem quem contratar e o que produzir, enquanto estas em quais traballhar e(ou) de quais comprar.
- Numa economia de mercado, os interesses particulares acabam se encaminhando para o cuidar do bem-estar socio-econômico geral.
- Adam Smith, em A Riqueza das Nações (1776), diz que as famílias e empresas, ao interagirem com os mercados, agem como se guiadas por uma mão invisível que as conduz a bos resultados de mercado.
" O conjunto de decisões econômicas é o ente abstrato chamado mercado. O que as move é o interesse pelo lucro, pois, ninguém as toma pensando no bem estar geral da sociedade;mas, sim, no seu próprio bem estar"
Essa circunstância gera concorrência que, em geral, incentiva a diversidade de ofertas de produtos e a redução dos preços.
- O preço é o instrumento com que a mão invisível "regula" a atividade econômica. Ele reflete o valor de um bem para a sociedade como também o custo social de produzi-lo. Caso o governo impeça o natural ajuste dos preços à oferta e à demanda, a mão invisível não conseguirá coordenar a economia.
- Os imposto têm um efeito adverso sobre a destinação de recursos, eles distorcem os preços e, com isso, a decisão das famílias. Os preços são valiosos, eles passam informações necessárias ao consumidor.
- O mercado é um potencializador de trocas. Concentra as ofertas e as demandas.
- A competência para abrir mercados é do MUNICÍPIO e, não, da União.

7) Ás vezes o governo pode melhorar os resultados dos mercados- A fim de que a mão invisívvel controle de forma satisfatória o andar da economia, é necessário um governo que a proteja e garanta os direitos de propriedade (providenciando Polícia e Tribunais)
- O ideal seria que a intervençaõ do governo ocorresse sob 2 hipóteses apenas : para garantir a eficiência e para garantir a equidade
- Falha de mercado é quando ele, só, não consegue administrar a economia. Causas possíveis: externalidade (impacto da ação de uma pessoa sobre o bem estar de outras como, por exemplo, a poluição) e poder de mercado (capacidade de uma pessoa influenciar indevidamente os preços do mercado).
- O mercado por apresentar vícios: concentrações, defasagens e inoperanças; precisando o Estado intervir a fim de corrigir as distorsões do mercado.
- A concentração põe fim à livre concorrência que é preceito fundamental do desenvolvimento econômico
- Exemplos de vícios: Trustes, cartéis, holdings...

8) O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir bens e serviços
- As variações dos padrões de vida dos países podem ser atribuídas a diferenças de produtividade entre países. Ou seja, a quantidade de bens e serviços produzidos em 1h de trabalho.
- A taxa de crescimento da produtividade de um país determina a taxa de crescimento de sua renda média
- O quanto uma política pública afeta os padrões de vida se refere ao quanto ela afeta a nossa produtividade. Maior produtividade significa mais acesso à tecnologia, à boa educação e melhores ferramentas de trabalho.

9) Os preços sobem quando o governo emite moedas demais
- Inflação: alta no nível geral dos preços da economia. Causa: aumento da quantidade de moeda. Quanto mais emissão de papel moeda + desvalorizada ele fica.

10) Trade off que a sociedade enfrenta em curto prazo: inflação x desemprego
- Quando ocorre uma maior emissão de moeda há duas consequências: menos desemprego e mais inflação
- Curva de Phillips: mostra as taxas do “trade off” a curto prazo. A escolha entre inflação ou desemprego é apenas temporária, mas pode durar muitos anos. O ex-presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, optou por diminuir o desemprego com mais uma conduta política inflacionária. A isso se opunha seu vice-presidente, José Alencar, quem faleceu um ano após o fim de sua gestão.
- Ciclo de Negócios: flutuações irregulares e altamente imprevisíveis da atividade econômica, medidas pelo número de pessoas empregadas ou pela produção de bens e serviços.

3 comentários: