terça-feira, 5 de abril de 2011

FICHAMENTO SOCIOLOGIA

Fichamento do primeiro capítulo do livro Aprendendo a Pensar com a Sociologia:

• Ter a sensação de ser livre e, entretanto, não ser é parte comum de nossas experiências cotidianas
• Em um nível somos livres para escolher e acompanhar nossas escolhas até o fim
• Habilidade de tomar decisões competentes: exercício da liberdade
• Muitas de nossas ações decorrem do hábito, ainda que possamos tomar decisões deliberadamente
• O ato de punição mostra que somos responsáveis por nossas ações
• Regras orientam ações e permitem a convivência
• Situações de escassez limitam nossas potencialidades.
• Muitas vezes nossa liberdade é limitada por circunstâncias sobre as quais não temos controle
• Muitas vezes nós nos tornamos dependentes de outros, porque são eles que pronunciam o veredicto quanto à suficiência de nossos esforços.
• O dinheiro (custo) também nos limita.
• Nossa habilidade de agir no presente é conformada (conforme) por experiências acumuladas (escolhas passadas que definiram nosso caráter.
• Os grupos em meio aos quais nos sentimos á vontade limitam nossa liberdade posto que restrinjam uma gama de opiniões que podemos suportar (dar suporte). É um impedimento da realização de experiências com as quais o grupo não concorda.
• A compreensão que nos permite manter determinada conduta surge como limitação acerca dos horizontes do nosso entendimento.
• EFEITO DOM QUIXOTE (Pierre Bourdieu): disjunções entre as nossas expectativas e as nossas experiências. Podemos refletir se o grupo a que pertencemos não foi escolhido de forma livre. Há a possibilidade de ser parte de um grupo por ali ter nascido. Quando ingressamos em um grupo não livremente escolhido não praticamos um ato de liberdade; mas, sim, uma manifestação de dependência.
• Ficamos dependentes das pessoas, porque, mesmo que queiramos nos afastar, acabamos fazendo isso de forma orientada ou conformada pelas expectativas e ações de quem está fora do grupo com que estamos familiarizados.
• Em nossas relações temos “fins ou objetivos” que variam de acordo com fatores tais como: classe, raça ou gênero.
• A maneira que esperamos concretizar esses fins é influenciada por outra manifestação de expectativa de grupo, os meios aceitos para alcançar aqueles objetivos.
• As condutas consideradas apropriadas para a vida cotidiana são parte do modo como os grupos conformam a conduta de seus membros a fim de que alcancem seus objetivos.
• Os grupos buscam identificar-se por meio de ações que os diferencia dos demais.
CRITÉRIOS DE RELEVÂNCIA: o fato de termos sido ensinados a distinguir objetos ou pessoas irrelevantes de pessoas ou objetos relevantes aos nossos projetos de vida.
- aliados, inimigos, rivais...
• ETNOMETODOLOGIA: estuda profundamente as relações consideradas “taken-for-granted” , ou seja, indiscutíveis , automáticas:
- a hora certa de falar em um diálogo, como iniciamos e concluímos nossas frases...
• GEORGE HERBERT MEAD: quem nós somos são traços adquiridos ao longo do tempo por meio de interações. Ele dividiu nossa percepção de nós mesmo em 2: o EU e o MIM. Segundo o estudioso, nossa mente busca estabelecer uma relação de ajustamento com o mundo.
EU conversação dentro de nós
MIM modo como organizamos nossas expectativas de grupo em nossas ações
PROCESSO
1ª ETAPA: Estágio Preparatório
Percepção passiva do “self”. Atitudes que outros demonstram em relação a nós. Uma crescente consciência de nós é derivada das respostas alheias.
2ª ETAPA: Estágio de Atuação

2 comentários:

  1. Belíssima resenha, no entanto, faltou lo ultimo estágio- estágio do jogo ou da atuação segundo a regra do jogo.

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