domingo, 10 de abril de 2011

Aula 03 de SOCIOLOGIA

Capítulo 1 - Alguém como os Outros

- LIBERDADE E DEPENDÊNCIA

* Liberdade como Livre-Arbítrio

* Responsabilidade das ações

* Limitações materiais e simbólicas ( em decorrência das regras sociais)

* Graus de liberdade posições de privilégio ( favorecem a intrusão) e de preconceito (favorecem a exclusão)

* Inevitabilidade da dependência ( o EU pelo OUTRO)

* Critérios de Relevância
- SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

* Internalização das coerções e expectativas sociais

* Estágios (que ocorrem na infância para nos tornarmos membros ativos do grupo)
- 1) Primário ou preparatório
- 2) Secundário ou "de atuação"
- 3) Terciário ou "do jogo"
- O self: ( EU + MIM), os Outros Significativos, os Grupos de Referência (experimentais ou comparativos) - MEAD
MIM: visão da sociedade ( por exemplo, o gari não vai se candidatar a presidente porque a sociedade não espera essa atitude dele). A pessoa tem opção de aceitar o mim ou não aceitá-lo.
EGO e SUPEREGO - responsável por nos inserirmos em um grupo e desenvolvermos os enso de responsabilidade.
EU: meus instintos; o que eu quero.
Outro significativo é a pessoa que tem importância para mim, no meu caso. Se for uma criança, os pais são os outros significativos. O conjunto de outros significativos é um GRUPO DE REFERÊNCIA.

- Efeitos de socialização: 1) Segurança Ontológica (Antonhy Giddens) e 2) Efeito Dom Quixote (Pierre Bordieu)
1) Sensação de conforto, aceitação, liberdade dentro de um grupo. Segurança autoevidente
2) Quando nos damos conta de que o grupo de referência em que estamos inseridos não é, exatamente, aquele em que gostaríamos de estar. Quando percebemos que nos tornamos dependentes de um grupo que conforma nossa liberdade sem que tenhamos escolhido pertencê-lo.

- Socialização como processo imanente e interminável.
Não há como evitar, nós não nascemos autônomos, porque a autonomia depende da compreensão, e só compreendemos depois de estudar ou experimentar algo. Além de ser inevitável, se socializar - determinar nossos grupos de referência - é uma questão com que nos depararemos até o fim da vida.
Liberdade, pra o Bauman, é o livre arbítrio. Existem circunstâncias na vida que não temos controle. Ex: por mais que nos esforcemos para conseguir ingressar na universidade, esse objetivo não pode ser alcançado apenas por decisão nossa. Nossa liberdade acaba conformada pelas decisõe de terceiros e de instituições.
A liberdade de escolha não garante a liberdade de efetivar nossos objetivos. Algumas pessoas podem exercer sua liberdade de forma privilegiada, por questões materiais, por exemplo, caso sejam ricas, têm condições de ampliar o ramo de escolhas, uma vez que vivemos em uma sociedade capitalista.

Grupo formal: condomínio, comunidades virtuais do orkut...

Grupo informal: "panelinhas", aqueles que nos influenciam.

Esses grupos conformam nosso comportamento. Nossa capacidade de percepção é limitada pelo grupo. O sentido de conformar é que nós acabamos agindo conforme certa influência.
Critérios de Relevância: aquilo que é determinado pelos grupos de forma implícita (conhecimento tácito) - o que é bom e o que não é - para se utilizar como canal a fim de atingir nossos fins.
Abondono de critérios, adoção de novos...Dinâmica do processo.

É preciso se submeter a coerções e, para conseguir destaque ou posição de liderança, é necessário superar as expectativas do grupo.

Um comentário:

  1. Marina,adorei o seu blog! Já me ajudou muito! Continue postando,que vou visitá-lo com frequência! =D Beijos,Paula

    ResponderExcluir