quarta-feira, 6 de abril de 2011

Notas de Aula (Economia Política)

AULA 05 de Economia Política

Modelo de Fichamento:
* NOME DA MATÉRIA
* Tema do fichamento. SOBRENOME, NOME do autor - Título - Edição - Editora - Cidade - Ano - Página

Evolução do Pensamento Econômico
A noção do valor - o trabalho humano é o que dá o valor às coisas.

I- Atividades Econômicas

Coleta -atividade primeira de sobrevivência básica. O extrativimo de hoje também é considerado coleta por retirar coisas da natureza. O butiá tem aplicação econômica básica (cachaça). No momento em que o que foi coletado sofre ação humana detém valor econômico.

Preço:
- custo do trabalho; da matéria prima; dos instrumentos e do lucro

Sistema Primitivo de Trocas (de excedentes): Trabalo - Troca - Uso
Pastoreio - Animais que os homem domesticou: bovinos, caprinos e suínos (estes mais consumidos porque não leva tanto tempo para o abate, ainda que os países muçulmanos não se alimentem de carne de porco). Galinhas, patos e marrecos, lhamas, cavalos... Vantagem da domesticação: carregar com o criador (carne, leite, derivados...)

Agricultura - sedentarismo e a geração de excedentes em maior quantidade do que o pastoreio, portanto o incremento de pastoreio e agricultura gera o comércio. Desenvolve, potencializa o comércio. O sedentarismo gera os primeiros aglomerados urbanos.Com a agricultura se desenvolvem os calendários, a fixação da rotina leva a celebração de dias específicos, festas, ela também permite um aumento da taxa de natalidade e uma diminuição das taxas de mortalidade, na Idade Media a taxa de longevidade não excedia os 40 anos. O sedentarismo melhora a alimentação. Os espaços começam a ser disputados. Aparece a construçao civil.
Comércio - CENTRALIZA TODOS OS EXCEDENTES, faz a distribuição de riquezas.Os processos de produção adquirem contornos fantásticos após a Rev Industrial ( a
primeira foi na ING no século XVIII e a segundo foi no século XIX).

Indústria - A última forma econômica, mais organizada. As primeirs armas eram de pedra e madeira, depois de cobre que era muito mais eficiente, e, por último de ferro, descoberta dos hititas. O uso de foles populariza o ferro e este possibilita o desenvolvimento da indústria bélica. Primeira grande Indústria: Construção civil.
Surge também a mealurgia (Cu, Sn). A segunda fase desta é o bronze (mistura de cobre e estanho). A terceira fase é a do Fe. Além dessas indústrias, o extrativismo vegetal (madeira) e a olaria (barros, cerâmicas, tijolos) foram outras de suma importância. Os processos de vitrificação da cerâmica (porcelanato) a deixa muito mais resistente. O chineses fazem há 2 mil anos a porcelana (olaria requintada). Um dos motivos da Guerra do Ópio foi abrir o mercado de porcelana. CONSTR.CIVIL + MADEIRA + METAIS + OLARIA.

II- Necessidades Econômicas

Sobrevivência - As mercadorias oscilam entre: escasses e esforço. O que move primordialmente as pessoas é a necessidade de sobreviver. A demanda inelástica é permanente, imutável (alimentos). Mercadorias com demandas mais eláticas sofrem maiores variações de preço no mercado. Habitação, alimentação, vestuário...

Conforto - itens de conforto facilitam a vida. Sem eles é posível sobreviver, mas com ele é melhor. Capital está ligado ao conforto. Não se deve pensar em itens de conforto como algo desnecessário, pois são o oposto, uma vez que os meios de trasporte têm importante utilidade.

Luxo - artigos supérfluos, maiores comodidades... Até a Rev. Industrial as pessoas faziam suas próprias roupas e até o banho de cada dia era difícil de manter.Antigamente as pessoas acumulavam dinheiro, pois os gatos com futilidades era muito menor. Existiam os mascates que andavam com malas com tecidos para fazer medidas e fabricar as peças de roupas para as pessoas. Eles eram comerciantes ambulantes.

III- Escolas Econômicas

Mercantilismo
Fisiocratas
Economistas Clássicos: Adam Smith; David Ricardo; J.B.Say
Socialismo
Keynesianismo: J.M Keynes
Neoliberalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário