sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOCIOLOGIA - aula 04

Questões 1 e 2 - Capítulo 02 de "Aprendendo a Pensar com a Sociologia"

1) Nós nos autoafirmamos por meio do que não somos. Estabelecemos um conceito para definir os outros e, através da oposição a esta atribuição, encontramos nossa identidade. O autor explana melhor o processo dizendo que nos valemos da relação antagônica entre o intragrupo, o qual pertencemos, e o extragrupo para descobrirmos nossa autoidentidade. Filósofos como Foucault e Jacques Derrida explicam que a nossa personalidade é a rejeição das características que atribuímos ao "eles", membros do extragrupo. Enfim, como não existe um núcleo imutável que estabeleça nossa identidade, lançamos mão das oposições para alcançarmos este fim. As consequências que disso derivam têm relação com o modo com que tratamos aqueles que não estão inseridos em nosso grupo. A nítida diferenciação que fazemos entre o intra e o extragrupo cria um ambiente de hostilidade, onde o "nós" repudia, baseado, muitas vezes, em preconceitos, o "eles". Dessa forma, o intragrupo é praticamente incapaz de enxergar ou admitir virtudes no extragrupo.

2) Conforme a visão do autor, a questão de união e laço comum está mais relacionada ao intragrupo, pois se trata de um conjunto de pessoas que se identificam, de forma relevante, umas com as outras. No entanto, há uma passagem do texto em que o professor Bauman aborda superficialmente a questão da identidade nacional - situação onde um sentimento de comunidade e de mútua proteção é partilhado entre os cidadãos. Embora uma nação não seja a humanidade inteira, já se trata de um grupo bem mais amplo do que o intragrupo. Hipoteticamente, considerando que o vínculo que une determinado grupo se baseie na noção de responsabilidade mútua entre seus membros em razão da comunhão de uma ou mais características, o simples fato de sermos seres humanos sociais de mesmas necessidades básicas de sobrevivência já deveria ser suficiente para o estabelecimento de um laço comum. Entretanto, a realidade é que não somos tão altruístas a ponto de reprimirmos o nosso oportunismo e a nossa ambição em prol de uma união moral. Buscando ser otimista, o mais próximo que conseguimos chegar do laço comum é quando nações se unem, movidas por sentimentos filantrópicos e de restauração do bem-estar geral, para combater problemas de escala global como a poluição do ar, das águas... Se realmente houvesse uma coesão mundial, as tensões entre os país seriam ínfimas e nunca se chegaria a uma Guerra Mundial.

AULA 04

- Observação e Sustentação de Nosas Vidas

Primeiro item: interação, fundamento de nossas vidas.

É importante conversar sobre o fato de que um universo muito grande de pessoas nos cerca, hoje em dia, de perto e de longe. Todas estas pessoas nos informam de alguma forma e influenciam a nossa formação. Através do filtro dessas informações, construimos nossa identidade. A influência da internet é um tema relevante sobre a formação da identidade das pessoas. Nós não temos consciência exata dos objetivos das "pessoas virtuais", eis um dos perigos que este meio de comunicação nos proporciona.

Idéia de ordem da interação: o professor entende que nós não aprendemos simplesmente em movimentos realizados no interior das nossas famílias... Nós, na verdade, estamos aprendendo a todo o momento. O mero fato de irmos ao dentista pode nos ensinar alguma coisa. Outro aspecto importante é a expressão: "aprendemos com predecessores e sucessores." Aqueles seriam a representação da memória histórica (passado), enquanto estes são as pessoas que virão a nos imitar, seguir nosso exemplo, no futuro. Pessoas que hoje desenvolvem atividades de riscos para as gerações futuras devem ser controladas pelo direito. Em suma, uma das coisas mais relevantes é o conceito de autoidentidade que está ligado ao de identidade. Ainda que nossas ações sejam conformadas externamente, há liberdade, e um processo de escolha acerca daquilo que o individuo quer assumir, por isso, diferentemente dos animais, nós podemos deliberar e racionalizar as questões cotidianas.

LIVRO INDICADO PARA IDÉIA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE:


Sujeito - identidade- O autor trabalha com 3 idéias de identidade, padrões de discussão:

1) Iluminismo - movimento filosófico pioneiro na discussão da identidade. A idéia iluminista que ajudou o homem a superar o feudalismo era a de que todos nós possuíamos uma identidade/nacionalidade nata que se aprimora, mas, cuja essencia é imutável. A isonomia nasce a partir da ideia de que todo ser humano é racional e possui identidade, vínculo interpessoal. "O sujeito do iluminsimo estava baseado numa concepção de pessoa humana como individuo totalmente centrado dotado de capacidades de razão cujo centro consistia num mundo interior."

2) Sociologia - nasce a idéia de sujeito sociológico. Segundo movimento da formação da identidade. Sujeito não nasce pronto, acabado, ou seja, somos um "eu" associado a um "nós", pois o coletivo em que interagimos produz nossa identidade. Nosso aprimoramento intelectual se dá em diversas fases. O problema do "sujeito sociológico" é que não foi discutida a questão de que, embora fôssemos produto da interação da sociedade não possuíamos apenas uma única identidade, mas várias.

3) Sujeito na Pós-modernidade - devido ao mundo complexo, a personalidade humana é fragmentada, e possuímos vários "eus" (posturas diferentes em diferentes ocasiões). O exemplo clássico foi a nomeação de um ministro da suprema corte dos EUA (primeiro negro na Suprema Corte). Julgou-se que essa nomeação agradaria à classe negra do país, porém, o que aconteceu foi que este negro era conservador, ao invés de ser engajado nas causas afirmativas.

- "nós" dentro do "outro"

Idéia de que nos situamos entre determinadas fronteiras sociais para produzir a nossa identidade, sendo as outras pessoas a nossa fronteira. Estabelecemos uma relação onde o outro é um modelo em que nos espelhamos ou a que nos sintamos diferenciados. Nós aprendemos dentro dos grupos a partir de questões positivas e negativas.

"Vivemos em uma sociedade vigiada." Foucault

- Observar e viver a vida: fronteiras e outsides (aula que vem)

- Segregação e movimento na Cidade. (aula que vem)

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